BUSCA powered by google

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Série: Protetor Solar (parte 1)

E aí blogueiros ? Hoje tem jogo do nosso BRASIL e os nervos ficam à flor da pele, porque agora é ganhar ou ganhar... Bem, mas mudando um poquinho de assunto, só um pouquinho mesmo. Eu quero falar de protetor solar, e da importância do uso desse item mesmo no inverno ! Primeiro é super importante destacar os vários pontos importantes que podem ajudar muito na escolha do protetor solar correto pra sua pele; vejamos:

1. O FPS
O FPS, é simplesmente o fator de proteção solar que é agregado à determinado protetor, naturalmente a pele demora um certo tempo até ficar vermelha quando exposta ao sol, o FPS serve justamente para prolongar esse tempo, por ex: um FPS 30 vai permitir que a pele demore 30 vezes mais à ficar sensibilizada do que se não estivesse usando nada.

2. Escolhendo o FPS
Se você já faz uso de protetor, e percebe que a sua pele fica vermelha com a exposição ao sol, esse é um sinal que a proteção não está sendo eficaz, nesse caso deve ser aumentado o FPS, ou você deve reaplicá-lo em intervalos menores (geralmente recomenda-se à cada 2 horas de exposição). É importante lembrar que você deve sempre conversar com o seu dermatologista, só ele vai saber dizer qual a necessidade real da sua pele.

3. UVA e UVB, o que é isso ?
Basicamente os raivos UVA são responsáveis pelo fotoenvelhecimento da pele, e os raios UVB são responsáveis pelas queimaduras solares, que podem ocasionar manchas (os conhecidos melasmas) e em casos mais graves o câncer de pele.


4. O veículo do protetor solar:
Hoje em dia existe uma grande variedade de protetores, e para todos os tipos de pele, aquele mito de que não querer usar protetor porque vai te deixar melecado, é totalmente ultrapassado, isso porque existem vários veículos que levam a proteção solar a sua pele, vejamos:
- Creme: Esse é mais indicado para as pessoas com pele seca, pois geralmente possui óleos em sua formulação.
- Gel/Creme: Mais indicado para peles mistas, em alguns casos também para oleosas, é mais fluído que o creme e menos fluído que o gel.
- Gel: Geralmente indicado para as peles mais oleosas, podem ser a base de água ou álcool.

5. Preste atenção nos termos:
Os termos usados nas embalagens dos protetores, podem muitas vezes confundir o consumidor, esses são os principais termos usados:
- Hipoalergênico: Foi produzido de forma à reduzir o surgimento de alergias
- Anti UVA e UVB: Possui proteção contra os dois tipos de raios solares (nem todos os protetores possuem esse tipo de proteção)
- Oil free, ou livre de óleo: Aqui o veículo do protetor não possui óleo em sua formulação, é geralmente recomendado pra pessoas com pele oleosa e acnéica
- Não comendogênico: Não obstrui os poros, ou seja não provoca cravos

Acredito que essas são as principais dúvidas na hora de escolher um bom protetor para a seu tipo de pele; e lembrem-se não é porque estamos no inverno que o uso desse item deve ser dispensado ! O protetor é importante em todas as épocas do ano, porque os raios UVA e UVB vão estar lá tendo nuvem pra cobrir o sol ou não ! Manchinhas na pele não são nada legais ok ? rs
Em breve volto com a segunda parte da série de protetores solares, destacando a minha opinião sobre alguns produtos que estão no mercado.
E vamos torcer muito pela nossa seleção.
#fui

Nenhum comentário:

Postar um comentário